A queda de cabelos em homens pode afetar e muito a autoestima. Por isso, a maioria quer uma solução rápida e eficaz para o problema, algo que, ao invés de ajudar, pode atrapalhar e muito.
Há vários fatores que contribuem para a queda capilar masculina. Por esse motivo, o tratamento varia de pessoa para pessoa. Lembre-se: a queda capilar sempre será consequência, já a sua causa pode ser uma, ou várias, dentre inúmeras!
O primeiro passo para tratar a queda de cabelo é procurar uma Tricologista para identificar a(s) causa(s). Com o tratamento e acompanhamento adequados é possível amenizar e até mesmo reverter os efeitos e o avanço da queda.
Abaixo listei as 5 possíveis causas da queda capilar masculina. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
1 – DHT
Um dos principais causadores da queda capilar masculina é o hormônio DHT (di-hidrotestosterona).
Quando esse hormônio é produzido em grandes quantidades pelo organismo, o folículo capilar torna-se frágil, os fios afinam, ficam mais sensíveis e tendem a cair.
Como o folículo está frágil, ele não consegue produzir novos fios para repor os que caíram. Esse é o tipo de calvície mais comum, chamado de Alopecia Androgenética.
Controlar o DHT diminui a queda capilar masculina e ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios. O tratamento é feito principalmente por meio de fármacos antiandrogênicos, como a Finasterida, o Saw Palmetto, dentre outros.
Lembrando que determinar a causa é importantíssimo uma vez que fazer uso de um antiandrogênico sem necessidade, ou usar um que não seja indicado ao paciente, poderá agravar o quadro de queda capilar e ainda gerar efeitos adversos como: aumento do estrogênio, ginecomastia, diminuição do libido, irritabilidade, dentre muitos outros.
2 – Doenças graves
Algumas doenças graves como sífilis, hepatite, HIV, Covid-19 e dengue podem contribuir para a queda capilar excessiva.
Nesses casos, a queda de cabelo pode aparecer tardiamente, até 2 meses após a recuperação do estágio grave da doença.
O mesmo acontece após cirurgias grandes ou um longo período de internação.
Mais uma vez a atuação precoce de uma Tricologista é imprescindível para que haja a estabilização e a reversão do quadro de queda capilar masculina.
3 – Consumo insuficiente de nutrientes
A ausência ou deficiência de algumas vitaminas agravam os casos de calvície e aceleram o processo de queda.
Além disso, quando os níveis de vitaminas no corpo não estão adequados, é comum que os fios comecem a afinar e a rarefação no couro cabeludo fique mais evidente.
Vitaminas do complexo B, A, E, C, ferro, zinco e selênio são alguns dos suplementos essenciais para ter cabelos fortes e saudáveis.
4 – Estresse
O estresse excessivo causa o aumento do hormônio cortisol, o que afeta a digestão e atrapalha a absorção de nutrientes.
Por esse motivo, o corpo fica carente de vitaminas essenciais para manter a saúde e força capilar, resultando na queda de cabelo.
A alta produção de moléculas de radicais livres por conta do estresse aumentam a inflamação do organismo como um todo e isso contribui substancialmente para a queda capilar.
Ter momentos para se desestressar é imprescindível para a nossa saúde, sempre reserve um tempo para você!
5- Hábitos inadequados
Esses não são fatores decisivos, mas atrapalham a absorção de vitaminas, causam estresse e outros problemas de saúde que podem agravar a queda capilar masculina. Sendo os principais:
- Má alimentação.
- Tabagismo.
- Consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
- Sedentarismo.
O controle desses hábitos é essencial para reduzir os efeitos da calvície.
Como é feito o tratamento da queda capilar masculina ?
Os tratamentos podem ser feitos por meio de suplementos vitamínicos, administração de medicamentos, tônicos e procedimentos realizados em consultório.
Cada caso precisa ser avaliado individualmente por uma Tricologista.
Não use medicamentos indicados por amigos e parentes, nem “fórmulas milagrosas” que você acha na internet. Fazer isso pode ser bastante perigoso, além de não trazer resultados satisfatórios poderá agravar o seu problema.
Agende uma consulta conosco e comece o quanto antes seu tratamento contra a calvície.