Tudo que você precisa saber sobre a calvície masculina

Queda capilar masculina

Todos nós desejamos ter cabelos fortes, bonitos e saudáveis. No caso dos homens, não é diferente, perceber que os fios estão ficando ralos, finos e que as famosas “entradas” estão aparecendo pode ser bastante frustrante.

Os cabelos são um fator importante para a autoconfiança e autoestima. Quando eles começam a cair, é comum que você se sinta desconfortável e queira resolver o problema o mais rápido possível, muitas vezes comprando produtos caros e que não contribuem em nada para cessar o problema.

A queda capilar masculina pode chegar mais cedo para alguns (cada vez mais comum ultimamente, já atendi vários casos com pacientes na casa dos 20 anos), mas é por volta dos 50 anos que ela se torna mais visível. Cerca de 50% dos homens nessa idade apresentam algum grau de calvície. A boa notícia é que há um tratamento para cada caso, porém não deixe para a última hora pois pode tornar-se irreversível (escreverei sobre as complicações de um tratamento tardio futuramente, acompanhe o blog).

As causas de queda capilar masculina podem ser bastante variadas. Há quedas causadas por fatores genéticos, anemia, alterações na tireóide, transtornos e doenças psicológicas e psiquiátricas, abuso de álcool ou cigarros e carência de vitaminas.

Tipos mais comuns de calvície

Tipos mais comuns de calvície
Tipos mais comuns de calvície

 

Devido às várias causas, há muitos tipos de calvície. Algumas com tratamento mais simples e rápido e outras em que a intervenção é permanente e recorrente para manter o controle da queda capilar.

Em ambos os casos, a tricologista deve ser procurada para examinar e verificar as verdadeiras causas. Após uma análise aprofundada, a profissional irá indicar o tratamento correto para amenizar ou cessar os efeitos da queda de cabelo.

A seguir, falarei sobre os tipos mais comuns de queda capilar masculina e suas principais causas.

Alopecia Areata

Apesar de estar ligada a situações de estresse, suas causas não são conhecidas.

A alopecia areata é mais agressiva nos homens, embora também seja comum em mulheres. Geralmente a queda capilar causada por esse tipo de calvície resulta em perda de cabelo em áreas arredondadas no couro cabeludo.

Esse tipo de calvície pode aparecer em qualquer idade e atingir não só o couro cabeludo, como também outras áreas do corpo.

Normalmente, após o tratamento adequado o cabelo volta a nascer. No entanto, é possível que a queda volte futuramente.

Alopecia Androgenética

Causada por fatores genéticos, esse tipo de queda capilar normalmente se inicia já na adolescência, tornando-se mais visível após os 40 anos de idade.

Seus efeitos são afinamento dos fios e enfraquecimento dos folículos capilares. Como esse processo vai acontecendo ao longo do tempo e não apresenta queda brusca, é difícil identificá-lo no início.

Os fios saudáveis nascem na mesma espessura dos outros fios. Já no caso de um couro cabeludo afetado pela alopecia androgenética, os fios vão nascendo cada vez mais finos e caem antes de atingir o tamanho dos fios saudáveis. Assim o couro cabeludo vai se tornando aparente e os fios cada vez mais ralos e frágeis.

Eflúvio Telógeno

Esse tipo de queda é desencadeada principalmente após uma situação de estresse intenso. Normalmente a queda brusca causada por ela ocorre entre 2 e 4 meses após o evento.

Pode ser agudo, durando em torno de 6 meses, ou crônica, quando ultrapassa esse tempo.

Atinge várias áreas do couro cabeludo, ou seja, a queda não ocorre em um ponto específico, como acontece na alopecia areata.

Apesar da queda de cabelo neste caso ser intensa, ela tende a diminuir ao longo do tempo e o quadro se normaliza, lembrando que o tratamento pode acelerar, e muito, essa melhora.

Tratamentos para a queda capilar masculina.

A identificação precoce da causa da queda capilar masculina é um fator determinante para o sucesso do tratamento.

Perder até 150 fios por dia é normal. Isso ocorre devido ao ciclo de vida do cabelo que pode durar de 2 até 7 anos. Depois desse período, o fio cai naturalmente e dá lugar a fios novos.

Ainda assim, é importante que você esteja atento ao aumento da queda capilar masculina ao pentear ou lavar os cabelos, por exemplo.

Em caso de queda excessiva, é possível notar fios mais frágeis e finos, ou couro cabeludo mais exposto. Nesse caso, procure imediatamente uma Tricologista para indicar o tratamento adequado.

O tratamento pode ser feito através de medicamentos. Os mais comuns são finasterida e minoxidil, no entanto não são indicados para todos os casos de queda capilar, podendo, em grande parte das vezes, agravar o problema com o uso indevido.

A Finasterida é ingerida em cápsulas, variando entre 1mg (para homens) e 5 mg (para mulheres), ou até mesmo aplicada diretamente (MMP) no couro cabeludo do paciente pela Tricologista, obtendo-se neste caso, melhores resultados, além de não haver riscos de efeitos colaterais.

O Minoxidil pode ser administrado via oral uma vez ao dia (em concentrações variáveis), ou tópico, aplicado diretamente no couro cabeludo 1 ou 2 vezes ao dia.

A Finasterida e o Minoxidil, geralmente são utilizados como tratamentos complementares, não sendo aptos a resolver sozinhos a queda capilar masculina. Destacamos, mais uma vez, que o uso errado dessas substâncias poderá agravar a queda capilar masculina, assim sempre consulte um profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

A queda capilar é uma consequência causada por um ou mais fatores que só poderão ser determinados por uma Tricologista. Escolher sozinho o tratamento não é algo sensato e até mesmo perigoso, cuidados com as soluções prontas pois elas não existem! Lembres-se cada caso é um caso!!!

O que fazer quando há sinais de calvície?

Queda capilar masculina
Queda capilar masculina

 

Como vimos até aqui, as causas da queda de cabelo são bastante variadas. Em alguns casos, o tratamento pode ser pontual e o problema se resolverá em pouco tempo.

Em outras situações, a intervenção pode perdurar por períodos mais longos.

E há ainda casos em que o tratamento é permanente e continuado.

Nos três casos, o tratamento deve ser indicado e acompanhado por uma Tricologista para que você tenha resultados satisfatórios e seguros.

Então, se você perceber queda capilar excessiva, rarefação no couro cabeludo ou afinamento dos fios, não deixe a situação se agravar! Busque ajuda imediatamente! O tratamento precoce traz os melhores resultados e evita o avanço da calvície.

Dúvidas? Entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar!

 

Compartilhe esse artigo

Leia mais...

Deixe um comentário

Spazio Lins © 2023 Todos os direitos reservados.