Se você está preocupado com a queda de cabelo, em primeiro lugar é importante você saber que é normal perdemos cerca de 50 a 100 fios todos os dias.
Isso faz parte do ciclo natural dos cabelos, no qual nossos fios estão constantemente se renovando, com parte deles crescendo, outra estável e outra parte em fase de queda.
Mas se você desconfia que a sua queda de cabelo não é normal, a Spazio Lins vai te mostrar as principais causas para a queda de cabelo e o que pode ser feito, caso você realmente esteja tendo esse problema.
Leia também:
Quais vitaminas ajudam no crescimento capilar?
Como saber se a queda de cabelo é normal ou excessiva
Como dito anteriormente, é normal a queda de cerca de 50 a 100 fios diariamente. Isso porque o cabelo possui um ciclo natural de crescimento que funciona da seguinte forma:
- Fase anágena: também chamada de fase de crescimento, esse período dura de 3 a 6 anos, a depender de cada pessoa. Na maior parte do tempo, nossos fios encontram-se nela.
- Fase catágena: período de estabilização e repouso dos fios enquanto se preparam para cair. Essa fase dura cerca de 2 a 3 semanas.
- Fase telógena: fase final do ciclo capilar, no qual os cabelos caem para que novos cresçam, durando cerca de 3 meses. Ao final desse período, outro fio cresce naturalmente e assim o ciclo recomeça na fase anágena.
Assim, a queda dos fios é considerada normal, desde que não cause falhas na cabeça. A orientação é que quanto essa perda dos fios se acentua e você começa a perceber redução da espessura e do volume do cabelo, ou mesmo o surgimento de entradas, é hora de procurar um tricologista.
Percebi que minha queda é excessiva. O que fazer?
O tricologista vai realizar exames, identificar qual é a condição que está causando a queda de cabelo em excesso e determinar o melhor tratamento para o caso.
Fatores genéticos, hormonais, nutricionais, psicológicos e imunológicos, bem como o uso de medicamentos específicos, cirurgias e alguns hábitos não saudáveis podem levar a uma queda de cabelo fora do normal.
Dentre as principais patologias associadas à perda de cabelo, podemos citar:
1. Alopecia androgenética
Também chamada de calvície, essa condição tem origem hereditária, afetando homens e mulheres, ainda que seja mais comum em homens, pela influência dos hormônios masculinos, principalmente a dihidrotestosterona (DHT).
Os sinais da doença costumam aparecer nos homens durante a puberdade, como afinamento dos fios. Os cabelos ficam ralos e progressivamente o couro cabeludo mais amostra.
Já nas mulheres, os sinais aparecem mais tardiamente, causando o afinamento e rarefação dos fios. Costuma-se observar o alargamento gradual da “ parte central”, no meio do couro cabeludo.
2. Alopecia areata
A alopecia areata é um causa autoimune de queda de cabelo e calvície. As causas da alopecia areata são desconhecidas, mas um dos fatores associados é o estresse.
Nessa condição, o sistema imunológico não atua adequadamente, passando a combater células saudáveis do próprio organismo, como as do folículo capilar, levando a quedas acentuadas de cabelo e deixando falhas arredondadas no couro cabeludo.
3. Eflúvio capilar
O eflúvio é a causa mais comum de queda de cabelo excessiva. Ele se dá como uma reação do organismo a determinadas situações, como:
- falta ou excesso de nutrientes como vitaminas e minerais;
- alterações hormonais;
- cirurgia;
- medicamento;
- estresse;
- tabagismo;
- uso de substâncias;
- dermatites de couro cabeludo.
O segredo para um tratamento efetivo para queda de cabelos é não perder tempo
Se você quer ter seus cabelos cheios e saudáveis novamente, entre em contato com a Spazio Lins.
Aqui você tem tratamento contra a calvície de excelência sem precisar gastar uma fortuna!
Clique no botão para agendar sua consulta!
Quanto antes você procurar a Spazio Lins e iniciar um tratamento adequado, melhores serão os resultados e mais fios você vai preservar ou recuperar.