A palavra “tricologia” vem do grego (Trikhos), que significa cabelo. Sendo assim, o tricologista é o profissional da saúde responsável por realizar um diagnóstico, estudar soluções e orientar os tratamentos mais apropriados para cada tipo de problema capilar.
Se você quer entender quando é necessário marcar uma consulta com tricologista, continue a leitura deste artigo.
Por que marcar sua consulta com tricologia?
O aspecto dos fios de cabelo costuma estar diretamente ligado com a nossa autoestima, bem como a saúde global. O corpo dá muitos sinais de quando algo não vai bem e muitas questões de saúde refletem no cabelo.
É em uma consulta com um tricologista que será possível examinar e identificar as possíveis causas de adversidades capilares, trazendo as melhores soluções para resolvê-las.
Em uma primeira consulta com tricologista, alguns pontos como fatores genéticos e condição atual do couro cabeludo serão observados e se necessário, serão solicitados exames para uma visualização mais detalhada do quadro. Com todos os dados e exames em mãos, o tricologista poderá realizar um diagnóstico e apontar o tratamento adequado.
Leia também:
Hábitos que prejudicam o crescimento do cabelo
Quando marcar consulta com tricologista
Você pode marcar uma consulta com tricologista a qualquer momento, mas o mais indicado é que ocorra em caso de você notar alterações na saúde capilar, problemas persistentes ou recorrentes nos fios ou no couro cabeludo.
Motivos de marcar consulta com tricologista
1. Afinamento e queda capilar
A queda de cabelo é um dos principais fatores que motivam as pessoas a marcarem uma consulta com tricologista.
Fatores genéticos, hormonais, nutricionais, psicológicos e imunológicos, bem como o uso de medicamentos específicos, cirurgias e alguns hábitos não saudáveis podem levar a uma queda de cabelo fora do normal. Assim, o tricologista vai investigar o caso e conduzir ao tratamento necessário.
2. Oleosidade excessiva
A oleosidade é algo natural, saudável e essencial para a nutrição capilar, mas quando em excesso, pode causar obstrução dos poros capilares impedindo que a nutrição capilar ocorra corretamente e estar associado a quadros de caspa e dermatite seborreica.
O tricologista irá trabalhar para que haja um equilíbrio e evitar consequências negativas orientando hábitos para reduzir a produção de oleosidade excessiva e receitar fórmulas especiais para a limpeza do cabelo.
3. Infecções e inflamações no couro cabeludo
Infecções ou inflamações no couro cabeludo causam coceira ou vermelhidão e podem ser consequência de fungos, bactérias e doenças como psoríase e foliculite.
Novamente, o tricologista vai investigar o caso e conduzir ao tratamento necessário.
4. Caspa e descamação recorrentes
A caspa gera muito incômodo e ainda bem que isso pode ser tratado com a ajuda de um tricologista. Ele é capaz de avaliar cada caso, investigar as causas e indicar o melhor tipo de tratamento para acabar com o problema.
5. Alergias
O tricologista é o profissional adequado para investigar alergias às reações alérgicas provocadas pelo seu shampoo ou outro produto de limpeza ou tratamento capilar.
Por meio de exames, ele vai determinar qual componente causou a alergia, ajudar a tratar o problema e indicar outras marcas que não irão causar reações.
Cuidar dos cabelos também é uma forma de autocuidado
Se estiver com problemas capilares e não conseguir resolvê-los, procure a Spazio Lins.
Temos uma equipe multidisciplinar composta por médicos, tricologistas, biomédicos e farmacêuticos que realiza análise sistêmica e exames bioquímicos, garantindo um tratamento de excelência sem você gastar uma fortuna!
Clique no botão para agendar a sua consulta: