Existem vários fatores que podem afetar a taxa de crescimento do cabelo, bem como toda a saúde capilar.
Nesta lista, citamos 8 hábitos que podem estar prejudicando o crescimento do cabelo e afetando a quantidade de comprimento que você retém. Confira!
8 hábitos que prejudicam o crescimento do cabelo
1. Excesso de oleosidade
Nossos cabelos precisam de um ambiente limpo e saudável para iniciar seu ciclo de crescimento.
O excesso de sebo, acúmulo de sujeira, poeira e óleos em nosso cabelo, impede o desenvolvimento capilar ao obstruir os poros e atrapalhar a nutrição dos fios, além de estar associado a quadros de caspa e dermatite seborreica.
2. Lavar o cabelo com água quente
Embora todos gostemos de banhos quentes depois de um longo dia, lavar o cabelo com água quente é um dos hábitos que prejudicam o crescimento capilar.
O calor e o vapor excessivos ressecam os fios ao mesmo tempo que estimulam as glândulas sebáceas, resultando na produção excessiva de oleosidade na raiz.
3. Passar condicionador na raíz
Esse hábito prejudica o crescimento capilar pelo risco de causar a descamação do couro cabeludo, pelos encravados e excesso de oleosidade nos fios.
Os condicionadores, que normalmente são grossos e pesados, são feitos para tratar o comprimento dos fios e pontas. O seu cabelo do alto da cabeça é mais novo e consequentemente mais hidratado, por isso não há necessidade de aplicar condicionador na raiz.
4. Secagem grosseira com toalha
É fácil não pensar duas vezes antes de secar o cabelo com a toalha, no entanto, esse é um dos hábitos que prejudicam o crescimento capilar.
Quando o cabelo está molhado, os fios ficam mais elásticos e frágeis, e, o movimento brusco e atrito com o tecido podem danificar a camada de cutículas dos fios, causando ressecamento, porosidade, quebra e queda dos fios.
5. Falta de hidratação
Beber ao menos 2 litros de água por dia é essencial para a manutenção de diversos processos do nosso organismo. Em relação aos cabelos, a hidratação permite que os fios nasçam e cresçam com mais força, brilho e saúde.
Se você não beber bastante água regularmente, pode levar ao ressecamento dos fios e fragilidade excessiva, tornando-os mais suscetíveis à quebra.
6. Falta de vitaminas
Geralmente, o cabelo cresce 1 centímetro por mês e uma forma de garantir que ele cresça saudável é oferecer uma quantidade adequada de vitaminas. Além disso, a ausência ou deficiência delas pode levar à queda capilar.
Vale ressaltar que cada vitamina tem uma função específica. Se você quer saber mais sobre quais nutrientes podem ajudar no crescimento capilar, clique aqui!
7. Tabagismo
Um dos hábitos que prejudicam o crescimento capilar é o tabagismo.
Isso porque a nicotina reduz a oxigenação do sangue e, consequentemente, o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares, diminuindo a força e velocidade do crescimento.
8. Excesso de calor
Além de lavar os cabelos em água quente, o excesso de calor, seja por exposição ao sol ou pelo uso de secadores, chapinhas e modeladores também prejudicam bastante o crescimento capilar, já o calor resseca os fios de forma bem agressiva e os deixa bem quebradiços.
Leia também:
É possível evitar a queda de cabelo?
O que fazer para melhorar o crescimento capilar?
Se você evitar todos esses hábitos que prejudicam o crescimento capilar e mesmo assim sente que o seu cabelo não está crescendo, entre em contato com a Spazio Lins, pois seu cuidado com o cabelo pode não ser a causa raiz do seu problema.
Trabalhamos com uma visão integral do paciente, explorando todas as vias de absorção em 5 sessões de terapia capilar combinando diferentes técnicas para que o organismo priorize o crescimento dos fios. Quanto mais cedo o problema for resolvido, melhores serão os resultados.
Clique no botão para entrar em contato conosco e vamos identificar o motivo do seu cabelo não estar crescendo como você esperava: