A Alopecia Androgenética é caracterizada por disfunções genéticas e, segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo, afeta mais de 42 milhões de brasileiros.
Associadas a hormônios que levam a uma alteração no ciclo do cabelo, a calvície acomete homens e mulheres e tem efeitos psicossociais, incluindo estresse e diminuição da qualidade de vida.
Embora existam algumas semelhanças entre os dois padrões de calvície, também há algumas distinções e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira a seguir as diferenças entre a calvície feminina e masculina.
Principais diferenças entre a calvície feminina e masculina
1. Causa
Tanto a calvície feminina quanto a masculina têm uma base genética e hormonal.
A dihidrotestosterona (DHT), um metabólito da testosterona, é o responsável por causar o término prematuro da fase anágena, ativando receptores que desencadeiam o processo de miniaturização dos folículos capilares, tornando os fios cada vez mais finos e curtos.
Nos homens, essa é a causa do enfraquecimento e da diminuição da densidade dos fios. Já nas mulheres, além da sensibilidade ao DHT, outro fator hormonal entra em jogo: as flutuações dos níveis de estrogênio e progesterona.
2. Idade que a calvície se manifesta
Outra diferença entre a calvície feminina e masculina é a idade que os primeiros sinais surgem.
A calvície masculina, embora fique mais evidente nos homens a partir dos 50 anos de idade, pode começar a dar os primeiros sinais a partir dos 17, dependendo da sensibilidade hereditária ao DHT.
Já a calvície feminina tende a se desenvolver mais tarde, por volta dos 40 anos, quando a menopausa se aproxima e há uma queda na produção dos hormônios femininos, se tornando mais evidentes a partir dos 60 anos.
Vale ressaltar que ambos gêneros podem sofrer de calvície precoce. Quando isso acontece, jovens de 24 anos já podem apresentar um estágio avançado de queda capilar. Entenda mais sobre a calvície precoce clicando aqui.
3. Padrão de queda capilar
O padrão da queda capilar também é outra diferença entre a alopecia androgenética feminina e masculina.
O surgimento de entradas e o recuo da linha de cabelo nas têmporas, formando uma típica “coroa de careca” no centro, são padrões mais comuns em homens.
Já o recuo da linha divisória, quando a linha onde o cabelo se divide no topo da cabeça se alarga e se separa, e uma diminuição difusa no volume capilar em todo o couro cabeludo são o padrão mais comum em mulheres.
Vale ressaltar que essas são apenas diferenças gerais e cada indivíduo pode apresentar variações na progressão e no padrão de queda capilar. Por isso, se você começou a apresentar sinais de calvície, procure ajuda profissional, pois essa é uma condição crônica.
Leia também:
Como é feito o tratamento para queda de cabelo na Spazio Lins
Spazio Lins é o melhor lugar para reverter a calvície!
Nós utilizamos métodos de tratamento cientificamente comprovados e com resultados reais em mais de 5.000 pacientes.
Com o nosso tratamento capilar Pill Plus (CCA) você terá:
- Acesso profissionais especialistas e renomados na área capilar;
- tratamento capilar eficaz e que cabe no seu bolso;
- Eficácia superior à de um transplante capilar;
- Resultados perceptíveis já no 2º mês de tratamento.
Aqui você tem tratamento contra a queda de cabelo de excelência e sem precisar gastar uma fortuna!
Clique no botão para agendar sua consulta: